Dicas para dirigir durante a noite com segurança

Dentre as maiores fobias no volante, o medo de dirigir a noite está entre os principais. Seja pela visibilidade comprometida e ofuscada devido as luzes dos faróis ou condutores que excedem a velocidade em vias livres. Porém, com alguns cuidados é possível fazer uma viagem tranquila durante o período da noite. Confira nossas dicas:

 

1) Diminua a velocidade:

Dirigir à noite exige uma menor velocidade do que durante o dia, pelo fato da visibilidade ser muito menor, leva mais tempo para se ver e reagir a problemas de trânsito, pedestres, e outros obstáculos. Já que não é possível controlar o tipo de coisas que se encontra durante o passeio, mas “sim” a sua direção, o mais inteligente a se fazer é simplesmente dirigir mais devagar, dando a si mesmo mais tempo para reagir a quaisquer problemas que aparecerem.

 

2) Faça pausas frequentes para combater a fadiga:

É necessário controlar o seu próprio cansaço, que pode ter alguns dos mesmos riscos de se estar embriagado, incluindo menor percepção, tempo de reação, perda de atenção frequente, e assim por diante. Para combater esses problemas, certifique-se de parar frequentemente, dando a si mesmo uma oportunidade de se exercitar, comer e/ou tomar um café, e voltar a se concentrar antes de voltar para a estrada.

3) Matenha os olhos em movimento:

Para manter o foco, tente manter os olhos se movendo ao dirigir. Verifique toda a estrada à frente para ver se há possíveis riscos de segurança. Olhe de relance as margens da estrada e verifique os espelhos de vez em quando para permanecer ciente do ambiente ao seu redor.

4) Mantenha faróis, espelhos e o para-brisas em excelentes condições. 

Os faróis são o recurso mais importante ao dirigir à noite. Se eles não estiverem em boas condições, essencialmente você aumentará o seu risco de acidente por nada. Mantenha-os limpos lavando de tempos em tempos – isso deve manter seu brilho e clareza altos. 

5) Se você usa óculos, compre um com uma lente anti reflexo. 

Os faróis dos outros carros (e especialmente os faróis altos) são um desafio diferente para motoristas com óculos. Eles às vezes podem refletir as luzes dos motoristas no sentido oposto de formas que criam um brilho que ofusca o usuário. Para evitar isso, tente usar lentes de contato ou comprar um óculos com anti reflexo, que devem minimizar esses efeitos

6) Mantenha-se acordado conversando com um passageiro. Quando tiver dominado os fundamentos de se dirigir à noite com segurança, a experiência pode acabar sendo divertida e relaxante, especialmente se você aproveitar ao máximo.